Necessidades básicas

Necessidades básicas

A principal função de um bom day care é oferecer os estímulos necessários para que os doguinhos supram suas necessidades básicas e, como consequência, sejam equilibrados e felizes. Falamos algumas vezes sobre as necessidades básicas dos cachorros por aqui, mas você sabe quais são elas?

Podemos dividi-las em 4 grupos: atividade física, atividade mental, atividade social e alimentação.
Conhece-las e colocar em pratica, de forma consistente, medidas que permitam que elas sejam supridas, fará com que seu doguinho tenha qualidade de vida efetiva e, muitas vezes, melhore expressivamente problemas de comportamento que muitas vezes são gerados por uma rotina pobre em estímulos.

Atividade física: o corpo dos cães, assim como o nosso, não é compatível com o sedentarismo. O acúmulo de energia faz muito mal para eles, por isso a realização de exercício físico é uma forma de reequilibrar o organismo e reduzir a ansiedade. A necessidade de gasto de energia varia de cão para cão. Mas para exemplificar, para os cães com baixo nível de energia, como a maioria dos Shih tzu ou Malt^es, geralmente 1 hora de caminhada leve por dia é suficiente. No outro extremo, para os cães com alto nível de energia, como muitos Border collies e Jack Russells, seriam necessárias mais de 8 horas de caminhada por dia para suprir sua necessidade de gasto de energia. Praticamente impossível implementar caminhadas tão longas para os cães mais ativos, ne? Por isso, no caso deles é fundamental proporcionar atividades físicas mais vigorosas.

A Be dog consegue contribuir para elevar o bem esta dos doguinhos suprindo essa necessidade básica, não só pelo espaço e estrutura com a qual contamos, mas também por todo o manejo e rotina desenvolvidos pensando em cada doguinho como um ser único. 

Atividade mental: todo mundo tem necessidade de aprender coisas novas o tempo todo e com os cães não é diferente. Eles também precisam de desafios no seu dia a dia e quanto mais os estimularmos mentalmente, mais e mais rápido eles aprenderão, além de se tornarem mais seguros, confiantes, melhorarem sua comunicação conosco e com outras pessoas e terem uma melhor capacidade de adaptação. Por este motivo, treinos de comandos de obediência, ensinamentos de novos comportamentos e até de truques para o seu cão são fundamentais para a elevação do seu bem estar.

O enriquecimento ambiental é outra forma de fazer os doguinhos quebrarem a cabeça, mas isso é assunto para outro post... (rs)

Na Be dog, nossa rotina no período da tarde conta apenas com a realização de atividades cognitivas, que envolvem principalmente técnicas de enriquecimento ambiental, com estímulos renovados diariamente e considerando as preferencias de cada um que estiver la conosco.

Atividade social: é muito chato ficar em casa o dia todo, todos os dias, sem ver ou interagir com os outros, ne? Não queremos ficar tocando no assunto da quarentena, mas ela é um ótimo exemplo no caso da necessidade básica de atividade social, afinal, muitos de nós já estamos sentido na pele os efeitos do isolamento. Tudo isso vale para os doguinhos também! Se essa necessidade básica fosse suprida, não veríamos tantos casos de cachorros com medo, euforia ou afobação quando encontram com alguém ou algum outro cachorro na rua, por exemplo. Por isso é importante que o cão conheça pessoas além daquelas que moram com ele, frequente praças, shoppings, vá a casa dos nossos amigos e seja exposto aos outros desde jovens. Isso, com certeza, contribui para que os cães saibam lidar e interagir com outras pessoas e cães de uma forma tranquila e os poupa de muito estresse.

É importante mencionar que as experiencias sociais dos doguinhos precisam ser positivas. Afinal, nenhum cachorro gostaria de encontrar outros para sofrer bullying ou ser mordido, ne? As experiencias ruins podem gerar o efeito contrário no cão e trazer problemas ainda mais graves do que aqueles causados pelo isolamento social. Por isso, aqui na Be dog existe a avaliação comportamental antes dos cães entrarem e priorizamos o manejo que proporcione um ambiente equilibrados para os cães, a fim de promover bem estar real a eles.

Alimentação: existem dois pilares que sustentam a necessidade básica de alimentação: oferecer uma alimentação de qualidade; e oferecer essa alimentação da maneira correta.

A saúde dos cães é reflexo do que eles comem e por isso devemos ter em mente que não optar pelas melhores opções disponíveis pode gerar problemas de saúde e gastos elevados no futuro. Então, é importante colocar tudo na ponta do lápis.

O melhor cenário de todos é oferecer uma alimentação natural de qualidade, cuja dieta deve ser indicada por um profissional. Quando não for possível, devemos oferecer a melhor ração disponível no mercado.

Mas não adianta oferecer a melhor opção possível e não tomar alguns cuidados básicos na hora de oferecer: 

- não devemos deixar a comida disponível durante o dia todo. Primeiro, porque os cachorros comem pelo olfato e a comida exposta vai perdendo o cheiro e se tornando menos atrativa. Segundo, pois o doguinho saliva nos grãos de ração enquanto come. A cada vez que ele beber água e comer mais um pouquinho, mais baba se acumula no pote e na comida. No final do dia a ração estará péssima do ponto de vista de saúde. 
- Os doguinhos devem comer de 2 a 3 vezes por dia, em horários determinados. A previsibilidade é muito importante para o emocional deles. Filhotes devem comer pelo menos 4 x por dia.
- é fundamental que os cães consigam seu alimento por intermédio do seu esforço. O organismo deles feito para gastar energia buscando sua comida. Uma ideia é utilizar os horários das refeições para fazer treinos, interagir, brincar e se divertir com seu dog ou fazer enriquecimento ambiental alimentar (ainda vamos comentar bastante sobre isso por aqui).

 

Compartilhar


Últimas do blog

Necessidades básicas

Necessidades básicas

A principal função de um bom day care é oferecer os estímulos necessários para ...

Os primeiros passos

Os primeiros passos

Nosso primeiro processo seletivo de monitores para a Be dog, Quintal de Maya e ...

VXM Agência Digital